terça-feira, 30 de outubro de 2012

Outubro Rosa - diagnóstico do câncer de mama.


Boa noite lindezas!

Vamos lá, dar continuidade aos posts sobre o câncer de mama.
 Quero dizer uma coisa, Rainha aqui é técnica em enfermagem e instrumentadora cirúrgica para quem ainda não sabia. Não trabalho quase nada na área, maaaaas, não é preciso ser profissional da saúde para ter essas informações, ok?

Hoje, vamos ver como é feito o diagnóstico.

  • auto-exame
  • exame clínico
  • mamografia e 
  • biopsia
O auto-exame, toda mulher deveria saber como faz, mesmo não tendo 40 anos ou 35 para aquelas que tem fator de risco.


O exame clínico, é feito pelo médico, e muitas mulheres confundem com o auto-exame. Deve ser feito pelo menos uma vez no ano, quando vamos ao ginecologista. Mas qualquer médico pode fazer o exame clínico das mamas, até mesmo um clínico geral.

Por favor reino meu, toda mulher deve sim, necessariamente ir ao ginecologista no mínimo uma vez ao ano. Estou falando isso pois escuto muito por aí, a mulherada dizendo que não vai ao gineco. Pelamor isso chega a ser porquice, pronto, falei!

Mamografia, é um raio-x especial, onde existe a possibilidade de detectar um tumor ainda pequeno. Até mesmo aqueles que ainda não são perceptíveis no auto-exame e no exame clínico.
Isso lindeza, é aquele exame, onde a mama é comprimida entre duas placas. Dói, mas teeeeeem que fazer!!!!!

A biopsia, é uma cirurgia pequena, onde há a retirada de um pedaço do nódulo, caroço, que é analisado para saber se é realmente um câncer. É feita a biopsia quando nenhum dos exames que citei dá uma certeza de diagnóstico.

E em alguns casos, o médico decide em fazer a biopsia e a cirurgia para retirada total do nódulo. Isso acontece quando conseguem confirmar o câncer na hora, digamos, e aproveitando que a mulher está anestesiada, já fazem a cirurgia.

Fique atenta, a qualquer mudança em seu corpo. E em qualquer dúvida, consulte um profissional da saúde.

Foi o de hoje e espero vocês amanhã.
Bjoks,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Rainha agradece à você que passa por aqui e ainda deixa o carinho do seu comentário!

Bjocas Rainhescas