segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chimarrão.

Segundona...cheia de preguiça, e eu aparecendo atrasada por aqui.
Meu dia começou cheio de coisas pra fazer no trabalho, e eu só tive tempo agora...então, peço desculpas.
Hoje resolvi falar um pouquinho de cultura, costumes aqui do Sul. E acredito que o Chimarrão, seja uma ótima escolha.


O chimarrão é um hábito legado pelas culturas indígenas, e ainda hoje, é fortemente arraigado no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).


E acreditem vocês ou não...é preciso seguir algumas regrinhas de etiqueta, ao tomar o chimarrão, rsrsrsr...vou explicar pra vocês:

O chimarrão pode servir como "bebida comunitária", apesar de alguns aficionados o tomarem durante todo o dia, mesmo a sós (assim, como eu, que não desgrudo da minha cuia).
Embora seja cotidiano o seu consumo doméstico, principalmente quando a familia se reúne, é quase obrigatório quando chegam visitas ou hóspedes. O chimarrão é símbolo da hospitalidade sulista: quem chega como visita em uma casa dessa região, é recebido logo com uma cuia de chimarrão. Então assume-se um ar mais cerimonial, mas sem as formalidades do Chá Chinês, por exemplo.
A água não pode estar em estado fervente, pois isso queima a erva e modifica seu gosto. Deve apenas esquentar o suficiente para "chiar" na chaleira. Enquanto a água esquenta, o dono (ou dona) da casa prepara o chimarrão.
Há quem diga que isso acaba estabelecendo a hierarquiasocial dos presentes, mas é unânime o entendimento de que tomar chimarrão é um ato amistoso e agregador entre os que o fazem, comparado muitas vezes com o costume do cachimbo da paz. Enquanto você passa o chimarrão para o próximo bebê-lo, ele vai ficando melhor. Isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão.
Nesse cenário, o preparador é quem é visto mais altruisticamente. Além de prepará-lo para outras pessoas poderem apreciá-lo, é o primeiro a beber, em sinal de educação, já que o primeiro chimarrão é o mais amargo. Também é de praxe o preparador encher novamente a cuia com água morna (sobre a mesma erva-mate) antes de passar cuia, para as mãos de outra pessoa (ou da pessoa mais proeminente presente), que, depois de sugar toda a água, deve também renovar a água antes de passar a cuia ao próximo presente. Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a cuia "roncar". Se considera uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer roncá-lo.

Eu, em particular, adoro esse costume, acordo logo cedo e antes mesmo de fazer o café, já faço meu chimarrão.
Meu marido, não me acompanha muito, apesar de também ser paranaense, e os pais dele, gaúchos.
Mas eu sou viciada...levo a garrafa cheia de água para o escritório e passo a manhã toda tomando meu mate.
Agora vou ensina-los também a preparar o chimarrão, caso tenham curiosidade de experimentar.

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a minha cultura aqui no Paraná.
Em breve, venho com uma receita típica aqui da Região também.
Uma ótima semana para todos vocês.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Rainha agradece à você que passa por aqui e ainda deixa o carinho do seu comentário!

Bjocas Rainhescas